MACEIÓ

Seminário realizado pela Semudh reúne mais de duzentas mulheres

Por Agência Alagoas 01/04/2017 - 08:00

ACESSIBILIDADE

Ascom SEMUDH
Ascom SEMUDH

A promoção do empoderamento político da mulher nordestina para o enfrentamento à violência. Foi com esse tema que a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para a Mulher (SPM), abriu, nesta sexta-feira (31), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, o Seminário “Mulheres Nordestinas”, que reuniu mais de 200 mulheres, com representações de vários estados nordestinos.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, ressaltou a importância do seminário para a discussão das peculiaridades da mulher do Nordeste. “Este momento é de muita relevância para que tenhamos políticas públicas cada vez mais eficientes e eficazes para as mulheres da nossa região”, afirmou a

secretária.

As discussões sobre o tema contaram com a exposição do professor da Universidade Federal do Ceará, Raimundo Carvalho, que falou sobre uma pesquisa realizada sob sua liderança, para a SPM e o Instituto Maria da Penha. A pesquisa é inédita por seu caráter multidisciplinar, abrangendo números e formas de violência contra a mulher, além de dados econômicos e sociais.

Também foram expositores na discussão sobre o empoderamento da mulher, a secretária especial de Políticas para a Mulher, Fátima Pelaes, a deputada federal Rosinha da Adefal e a consultora de Projetos Especiais da Secretaria de Direitos Humanos, Mulher e Idoso do Estado do Rio de Janeiro, Kátia Lôbo.

O seminário contou ainda com a realização de painéis sobre a saúde e a autonomia econômica da mulher nordestina, com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Integração, que abriram o debate sobre os eixos: vulnerabilidade e equidade do SUS, participação e controle social e violência contra a mulher.


Encontrou algum erro? Entre em contato